quarta-feira, 31 de outubro de 2012

carta da comissaria do bordo do titanic

                                                              SS Lapland, 27 de abril de 1912
Minha querida Maggie,

 Espero que fique feliz ao receber minhas noticias uma vez mais e por saber que continuo a fazer parte do mundo dos vivos. Voçe tem recebido notícias da nossa mae. estamos proximos da Inglaterra a bordo do Lapland. Espero que este cobograma chegue até voce sem maiores dificudades.
    Numca perdi a cabeça, apesar dos acontecimentos daquela noite terrivel. Quando o navio foi atingido aos quinze minutos para a meia noite e os motores pararam, eu sabia muito bem que algo estava errado . o dr. Simpson veio até nos e disse que todas as correspondencias estavam boiando. as coisas foram de mal a pior. levou a senhorita Marsden e eu para a sua cabine e nos deu um pouco de uísque com agua. Ele me pergumtouse estava com medo. Eu disse que nao. Ele disse: Voce fala como uma verdadeira garota de Ulster. ele teve que sair as pressas para ver se alguem ferido necessitava dos seus prestimos. Nunca mais tornei a velo.
    coloquei um colete salva-vidas e percorri todas as cabines do meu setor para ver se os meus pasageiros estavam acordados e com os seus colete salva vidas. O pobre senhor Andrews veio em nossa direçao. li emseu rosto tudo o que precisava saber. Ele era um homen de valor. o senhor Andrews teve o destino de um verdadeiro heroi enfrentando um grande perigo, deu sua vida para salvar as mulhres e crianças que estavam a bordo do titanc. vai ser muito dificiul encontrar alguem que o substitua.
     Livrei-me de todos, pois queria retornar a minha cabine para apanhar algumas joias, mas nao tive tempo.fui para o conves. Vi o capitão jack Smith muito ancioso. Os passageiros podem não ter observado, mas, eu oobservei. sabia que não demoraria muito para sairmos dali. Os sinais de alerta eram lançados a cada segundo. Ai, senti uma grande colisão atras de min. finalmente eles compreenderam o perigo que corriamos, e assim fui puxando para demtro de um bote salva vidas. creio que fui uma das utimas a embarcar. nos nao estavamos muito longe, quando o navio começou a afundar rapidamente.
   Ficamos no bote á noite toda até o Carpathia nos apanhar, por volta das sete horas da manha. O senhor Lightoller hunrou-me com seus comprimentos ao dizer que era um marinheiro.

sua adorada irmã
May

                                                 S.S Lapland

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Cunard line

A Cunard foi fundada em 1838 ao transportar o magnata Samuel Cunard, de Halifax, Canadá , bem como o engenheiro Robert Napier e homens de negócios que formaram a British and North American Royal Mail Steam Packet Company algo como Companhia de Correio Real Britânica e Norte Americana. A companhia licitou juntou das autoridades tendo em vista a aquisição dos direitos a um contrato de remessa de correio transatlântico entre a Inglaterra e América; no fim deste litígio a B&NARMSPC ganhou o direito a usar o prefixo RMS (Royal Mail Ship - Navio de Correio Real) prefixo para o nomes dos seus navios. A companhia viria, mais tarde, a mudar o seu nome para Cunard Steamships Ltd - Navios a vapor Cunard Ltd.
O Primeiro capitão da Cunard abordo de um de seus navios em 1901
Em maio de 1840, o navio a vapor SS Unicorn de 648 toneladas - o primeiro da empresa - fez a primeira viagem transatlântica da companhia. Sob a direção do Capitão Douglas ele levou 24 passageiros, incluindo Edward Cunard (o filho de Samuel), em uma viagem que durou 14 dias, a uma velocidade média de 8 nós, satisfazendo assim os requisitos de contrato de uma travessia por quinzena. Os passageiros regulares e o serviço de carga através de navio a vapor foram inaugurados pelo RMS Britannia, o primeiro navio encomendado pela companhia. No dia 4 de julho de 1840 ele navegou de Liverpool a Halifax, e posteriormente para Boston, numa viagem de 14 dias 8 horas.
A Cunard esteve a frente de muitos competidores da Inglaterra, dos Estados Unidos e Alemanha, mas sobreviveu a todos. Devido a um grande foco em segurança. Os navios da Cunard normalmente não eram os maiores ou os mais rápidos mas eles ganharam uma reputação por serem os mais confiáveis e os mais seguros. A companhia viria a fundir a Canadian Northern Steamships Ltd - Navios a vapor do norte canadense Ltd - e o competidor principal da Cunard, a White Star Line, donos dos inafortunados RMS Titanic e o HMHS Britannic.
Por mais de um século e meio, a Cunard dominou o comércio de passageiros do Atlântico e era a número 1 do mundo. Os seus navios desenrolaram papéis importantes no desenvolvimento da economia mundial, e também participaram em peso nas principais guerras da Inglaterra, da Crimeia à Guerra das Malvinas onde o navio de cargas Atlantic Conveyor da Cunard foi afundado por um míssil Exocet.
A linha começou a diminuir na década de 1950 quando rápidas viagens aéreas começaram a substituir os navios como os principais transportadores de passageiros e de correio do outro lado do Atlântico. A Cunard tentou entrar nesse ramo fundando a BOAC Cunard Ltd em 1962 com a British Overseas Airways Corporation para exploração de serviços aéreos regulares para a América do Norte, Caribe e América do Sul. Foi dissolvido em 1966. Em 1971, a Cunard Line foi adquirida pelo conglomerado industrial e de transporte marítimo britânico, Trafalgar House, que realizou a linha até à sua aquisição pela Kvaerner, em 1996. Em 1983, a Cunard adquiriu a linha de cruzeiro de luxo norueguesa America Line, e em 1994 a Royal Viking Line, outra empresa de cruzeiros de luxo.
No final do século XX e durante os primeiros anos do século XXI a linha só detinha o RMS Queen Elizabeth 2 que fazia travessias transatlânticas. Em 2004 o serviço do QE2 foi limitado a cruzeiros mundiais e cruzeiros mediterrânicos, enquanto a rota transatlântica foi assumida pelo RMS Queen Mary 2. Em 2006 o Queen Mary 2 foi superado pelo Freedom of the Seas, mas o primeiro permanece como o navio de passageiros capaz da maior viagem transatlântica.
Em 1998, a Cunard tornou-se numa de várias empresas possuídas pela Carnival Corporation & plc. No dia 1 de janeiro de 2005 os negócios, ativos e passivos da Cunard Line Ltd. foram transferidos para a Carnival, e a Cunard terminando como uma entidade empresarial - mas seu nome ainda se aparece pintado na lateral do Queen Mary 2, mas é controlado pela Princess Cruises na Califórnia

                                       navios
  • RMS Alunia - lançado 9 de Junho de 1913, afundado por uma mina em 19 de Outubro de 1916
  • RMS Albania- comprado em 1911, vendido em 1912
  • RMS Albania - lançado em 17 de Abril de 1920, vendido em 1930
  • RMS Antonia - lançado em 1921, vendido para The Admiralty em 1942
  • RMS Aquitania - lançado em 1913, destruído em 1950. Um dos poucos navios que serviram na 2ª Guerra Mundial.
  • RMS Ascania - comprado em 1911, afundado em 1918
  • RMS Ascania - lançado em 1923, viagem inicial 1925, vendido em pedaços em 1956
  • RMS Aurania - entrou em serviço em 1924, vendido para The Admiralty em 1942
  • RMS Berengaria
  • RMS Britannia - um dos primeiro transatlantico a serviço de passageiros em 1840
     
  • RMS Campania - lançado em 1892, ganhado da Blue Riband, vendido em 1914
  • RMS Carinthia - lançado em 1925, afundado por submarino em 1940
  • RMS Carinthia - lançado em 1955, vendido em 1968
  • RMS Carmania - lançado em 1905, vendido em pedaços em 1932


RMS Caronia - a "Deusa Verde" entrou em serviço 1949, vendido em 1968
  • RMS Carpathia - entrou em serviço em 1903, resgatou sobreviventes do Titanic em 1912 afundado por um submarino
       
  • MS Cunard Countess
  • MS Cunard Princess
  • RMS Etruria - construído em 1884, vendido em pedaços em 1910
  • RMS Franconia
  • RMS Laconia - entrou em serviço em 1912, afundado por submarino em 1917
  • RMS Laconia - entrou em serviço em 1922, afundado por submarino em 1942
  • RMS Lancastria - entrou em serviço em 1922 como o Tyrrhenia, afundado por bombardeio em 1940
  • RMS Lucania
  • RMS Lusitania - entrou em serviço em 1907, afundado por submarino em 1915

  • RMS Majestic - entrou em serviço em 1922 apos a WSL se fundir com a canard
  • RMS Mauretania - entrou em serviço em 1907, vendido em 1935 junto com o RMS Olympic, e desmantelado.

  • RMS Olympic - entrou em serviço para a Cunard em 1934 e em 1935 foi desmantelado.
  • RMS Queen Elizabeth - entrou em serviço em 1940, retirado em 1968
  • RMS Queen Elizabeth 2 - entrou em serviço em 1969
  • RMS Queen Mary - entrou em serviço em 1936, retirado em 1967
  • RMS Queen Mary 2 - entrou em serviço em 2004

    Queen Mary 2
  • MS Queen Victoria - entrou em serviço em 2007. O navio não levará o prefixo RMS pois não transportará correio.
  • RMS Samaria
  • RMS Saxonia
  • RMS Scythia
  • SS Servia
  • RMS Umbria - lançado em 1884,rota Liverpool - Nova York
  • SS Unicorn



domingo, 28 de outubro de 2012

A White Star Line


A White Star Line travou sessenta anos de luta contra a Cunard Line pelo título de principal linha de transatlânticos britânica. O lucro nunca dominou, porém chegou perto em igualdade com o Cunard. A White Star entrou no serviço de transatlânticos muito tarde. Depois do sucesso dos navios da Cunard, o Lusitania e Mauretania, J. Bruce Ismay, o filho do fundador da White Star Line, e o maior acionista, o financista americano J. P. Morgan decidiram marcar o futuro da linha com a construção de um Trio de navios jamais imaginados pelo homem.
O monstruoso trio foi construídos nos pátios da Harland & Wolff em Belfast. O primeiro a ser batizado, o Olympic, fez sua viagem inicial em direção a Nova York, após muitas comemorações, em 1911. O veterano Capitão E. J. Smith foi escolhido para dirigir o navio. O Olympic não foi suficientemente rápido para trazer o "Blue Ribband" do navio da Cunard, o Mauretania. Porém era maior e mais luxuoso. Ela também parecia extremamente seguro. O Olympic foi construído com um sistema de 16 compartimentos a prova d'água. Em 1909, o menor navio da linha, o Republic, teve que sobreviver por muitos horas depois uma séria colisão no mar. O novo transatlântico parecia muito seguro como também inafundável.
O segundo navio da classe foi o Titanic. Ele foi perdido numa colisão com um iceberg durante sua viagem inicial em Abril de 1912. Mais 1.500 pessoas, ricas e pobres, passageiros e tripulantes, morreram. O Capitão Smith, fazia sua última viagem antes de se aposentar, ele afundou juntamente com o navio. J. Bruce Ismay que estava a bordo se salvou.
Depois da perda do Titanic, o Olympic foi reformado com um fundo duplo e mais barcos salva-vidas. Além disso foram incorporadas várias mudanças nos projetos do navio final do Trio, o Britannic. A Primeira Guerra Mundial estourou antes do novo navio entrar em serviço. O Britannic foi confiscado pelo Almirantado britânico, e tornou-se um Navio Hospital. Em 1915, ele foi afundado perto da costa da Grécia, por uma mina ou torpedo, de um submarino alemão. Por sorte, somente estavam a bordo a tripulação e pessoal médico, e a maioria escapou pois estavam a poucas milhas da praia.
A White Star Line cambaleou com a trágica perda de dois transatlânticos restando apenas o primeiro dos três navios. Depois da guerra, ela conseguiu dois navios alemães inacabados que foram seqüestrados pelos Aliados. O maior desses navios fez sua última viagem de Hamburg a Amerika's, antes da guerra. Ele ingressou na White Star Line com o nome de Majestic. O outro navio menor chamado de Hindenberg, tornou-se o Homeric. Ambos entraram em serviço em 1922.
Durante os prósperos anos de 1920, a White Star ordenou a construção de um casal de navios motorizados para fazer companhia ao único sobrevivente do Trio, o Olympic. O primeiro, chamou-se novamente Britannic, e entrou em serviço em 1930. Seguido dois anos mais tarde pelo Georgic. Mas a White Star não aguentou com a construção do casal e os difíceis anos de 1930. Em 1934 formou-se a Cunard-White Star Lines colocando fim a luta interminável que havia entre as duas linhas.
Depois da união das duas linhas, o Olympic, o Majestic e o Homeric foram para a desmonta. O Britannic e Georgic após servirem durante a Segunda Guerra Mundial retornaram a prestar serviços à linha. O Britannic navegou até 1960, seu irmão teve que ser retirado em 1954. O nome White Star Line foi sendo esquecido vagarosamente até que nos anos 1940 a Cunard, guardou a bandeira da White Star Line no fundo de um baú. A Cunard Line está em serviço até os dias de hoje.

                                      rms Majestic (1914)
                                      velocidade (23,5) nós
                                      tonelagem 56.551 toneladas brutas


                                       RMS Homeric  (1922)      
                                       velocidade (18.0) nós    
                              tonelagem 35.000 toneladas brutas
                                   
                           RMS Georgic (1932)
                           velocidade (18.0) nós
                           tonelagens 27.759

costa concordia

Costa Concordia foi um navio transatlântico com lotação para cerca de 4 890 pessoas (3 780 passageiros e 1 110 tripulantes) construído pelo Fincantiere, em trieste. Operado pela companhia italiana costa cruzeiros, pertence ao grupo de navios da classe concordia, destinado a cruzeirosnaufragou em 13 de janeiro de 2012, após colisão contra rochas junto à Isola del Giglio.

                  segurança  

O navio dispunha de 26 botes salva-vidas localizados no deck 4 e 5 desmontáveis localizados no deck 1, tinha 6 compartimentos e poderia suportar até 3 compartimentos imundados.


este documentário explica melhor
hoje o costa concordia esta encalhado perto da  Isola del Giglio ninguém sabe o que vai acontecer com o navio mas é bem provaveu que os proprietario  pegarem as partes mais valiosas e o combustível e ser desmantelado ou jogado ao mar.
o capitão e o primeiro oficial abandonaram o navio com muitas pessoas a bordo.
o costa concordia e um dos maiores navios de cruzeiros e o mais seguros do mundo, mais ele tinha um erro, quando ele bateu nas rochas acertou o compartimento que estava a maquiaria que estava ligada a eletricidade. Entam  a água entrou inundou e danificou a maquinaria e a eletricidade deixando o navio apagado e desgovernado 


hoje estou trazendo um documntario do titanic (2005) que esplica claramente como foi os cinco anos de trabalho, esplica o que era o grupo de segurança, como era e funcionava a Harland and Wolff e com foram os testes no mar.
espero que gostem

sábado, 27 de outubro de 2012

um novo blogger na net

ola pessoal sou o felipe e fis um novo blog o olympic class, para quem nao sabe o olympic class foram tres navio que mudaram o mundo, o olympic o titanic e o britannic, dessa classe so fico o olympic que foi desmantelado depois de trita e cinco anos de serviso ele era chamado o velho confiavel. logo mandarei postagens ineditas.