RMS Lusitania
RMS Lusitania | |
O RMS Lusitania, chegando em Nova Iorque em sua viagem inaugural |
|
Carreira | |
---|---|
Construção | John Brown & Co, Lt Clydebank, Escócia (Belfast) |
Batimento de quilha | 16 de junho de 1904 |
Lançamento | 7 de junho de 1906 |
Patrono | Lusitania |
Porto de registo | Liverpool |
Armador | Cunard Line |
Viagem inaugural | 7 de setembro de 1907 |
Período de serviço | 1907 - 1915 |
Estado | Torpedeado e afundado pelo submarino alemão SM U-20 |
Fatalidade | 7 de maio de 1915 |
Características gerais | |
Tipo de navio | Navio a vapor de passageiros |
Classe | Lusitania |
Deslocamento | 44 060 t |
Comprimento | 239,88 m |
Boca | 26,52 m |
Propulsão | 2 máquinas vapor produzindo 76 000 HP 4 hélices |
Velocidade | 26,7 nós |
Tripulação | 850 |
Passageiros | 2 198 |
Foi construído, juntamente com o RMS Mauretania, para competir com outros navios transatlânticos alemães. O Lusitania e o Mauretania foram, por alguns anos após o término de sua construção, os maiores navios do mundo. Superados apenas depois em 1910 pelo RMS Olympic navio da White Star Line, o Olympic fazia parte dos navios da Classe Olympic ou seja, era igual a seus irmãos RMS Titanic e HMHS Britannic. Sua viagem inaugural partindo do porto de Liverpool com destino a cidade de Nova Iorque, teve início em 7 de setembro de 1907.
O Lusitania foi torpedeado por um submarino alemão, em 7 de maio de 1915 durante a Primeira Guerra Mundial, afundou e deixando quase 1 200 mortos. Este fato provocou grande consternação na opinião pública dos Estados Unidos, que eram à data uma nação neutral no conflito, e de onde era originária a maior parte dos passageiros, o que desencadeou um processo que veio a culminar dois anos mais tarde na entrada dos Estados Unidos na guerra, após a descodificação do Telegrama Zimmermann.
O naufrágio
O Lusitania saiu de Nova York no dia 1 de maio de 1915 com destino a Liverpool. No dia 6, quinta feira o comandante foi informado de que havia submarinos alemães no local. No dia 7 sexta-feira dia do naufrágio por volta das 2h10 da tarde o Lusitania foi atingido por um torpedo no seu lado de estibordo . O navio possuía botes para todos os passageiros, mas o navio não teve as suas máquinas paradas, pois a sala das caldeiras estava sendo inundada, por causa disso muitas pessoas morreram pois muitos botes não foram lançados. O Lusitania afundou em apenas 18 minutos, por volta de 2h28. O Lusitania não poderia ser afundado com apenas um torpedo, ele afundou porque seu comando não fechou as comportas estanques e também porque o Lusitania carregava armas e outras munições.Deck B
deck C