domingo, 28 de outubro de 2012

A White Star Line


A White Star Line travou sessenta anos de luta contra a Cunard Line pelo título de principal linha de transatlânticos britânica. O lucro nunca dominou, porém chegou perto em igualdade com o Cunard. A White Star entrou no serviço de transatlânticos muito tarde. Depois do sucesso dos navios da Cunard, o Lusitania e Mauretania, J. Bruce Ismay, o filho do fundador da White Star Line, e o maior acionista, o financista americano J. P. Morgan decidiram marcar o futuro da linha com a construção de um Trio de navios jamais imaginados pelo homem.
O monstruoso trio foi construídos nos pátios da Harland & Wolff em Belfast. O primeiro a ser batizado, o Olympic, fez sua viagem inicial em direção a Nova York, após muitas comemorações, em 1911. O veterano Capitão E. J. Smith foi escolhido para dirigir o navio. O Olympic não foi suficientemente rápido para trazer o "Blue Ribband" do navio da Cunard, o Mauretania. Porém era maior e mais luxuoso. Ela também parecia extremamente seguro. O Olympic foi construído com um sistema de 16 compartimentos a prova d'água. Em 1909, o menor navio da linha, o Republic, teve que sobreviver por muitos horas depois uma séria colisão no mar. O novo transatlântico parecia muito seguro como também inafundável.
O segundo navio da classe foi o Titanic. Ele foi perdido numa colisão com um iceberg durante sua viagem inicial em Abril de 1912. Mais 1.500 pessoas, ricas e pobres, passageiros e tripulantes, morreram. O Capitão Smith, fazia sua última viagem antes de se aposentar, ele afundou juntamente com o navio. J. Bruce Ismay que estava a bordo se salvou.
Depois da perda do Titanic, o Olympic foi reformado com um fundo duplo e mais barcos salva-vidas. Além disso foram incorporadas várias mudanças nos projetos do navio final do Trio, o Britannic. A Primeira Guerra Mundial estourou antes do novo navio entrar em serviço. O Britannic foi confiscado pelo Almirantado britânico, e tornou-se um Navio Hospital. Em 1915, ele foi afundado perto da costa da Grécia, por uma mina ou torpedo, de um submarino alemão. Por sorte, somente estavam a bordo a tripulação e pessoal médico, e a maioria escapou pois estavam a poucas milhas da praia.
A White Star Line cambaleou com a trágica perda de dois transatlânticos restando apenas o primeiro dos três navios. Depois da guerra, ela conseguiu dois navios alemães inacabados que foram seqüestrados pelos Aliados. O maior desses navios fez sua última viagem de Hamburg a Amerika's, antes da guerra. Ele ingressou na White Star Line com o nome de Majestic. O outro navio menor chamado de Hindenberg, tornou-se o Homeric. Ambos entraram em serviço em 1922.
Durante os prósperos anos de 1920, a White Star ordenou a construção de um casal de navios motorizados para fazer companhia ao único sobrevivente do Trio, o Olympic. O primeiro, chamou-se novamente Britannic, e entrou em serviço em 1930. Seguido dois anos mais tarde pelo Georgic. Mas a White Star não aguentou com a construção do casal e os difíceis anos de 1930. Em 1934 formou-se a Cunard-White Star Lines colocando fim a luta interminável que havia entre as duas linhas.
Depois da união das duas linhas, o Olympic, o Majestic e o Homeric foram para a desmonta. O Britannic e Georgic após servirem durante a Segunda Guerra Mundial retornaram a prestar serviços à linha. O Britannic navegou até 1960, seu irmão teve que ser retirado em 1954. O nome White Star Line foi sendo esquecido vagarosamente até que nos anos 1940 a Cunard, guardou a bandeira da White Star Line no fundo de um baú. A Cunard Line está em serviço até os dias de hoje.

                                      rms Majestic (1914)
                                      velocidade (23,5) nós
                                      tonelagem 56.551 toneladas brutas


                                       RMS Homeric  (1922)      
                                       velocidade (18.0) nós    
                              tonelagem 35.000 toneladas brutas
                                   
                           RMS Georgic (1932)
                           velocidade (18.0) nós
                           tonelagens 27.759

costa concordia

Costa Concordia foi um navio transatlântico com lotação para cerca de 4 890 pessoas (3 780 passageiros e 1 110 tripulantes) construído pelo Fincantiere, em trieste. Operado pela companhia italiana costa cruzeiros, pertence ao grupo de navios da classe concordia, destinado a cruzeirosnaufragou em 13 de janeiro de 2012, após colisão contra rochas junto à Isola del Giglio.

                  segurança  

O navio dispunha de 26 botes salva-vidas localizados no deck 4 e 5 desmontáveis localizados no deck 1, tinha 6 compartimentos e poderia suportar até 3 compartimentos imundados.


este documentário explica melhor
hoje o costa concordia esta encalhado perto da  Isola del Giglio ninguém sabe o que vai acontecer com o navio mas é bem provaveu que os proprietario  pegarem as partes mais valiosas e o combustível e ser desmantelado ou jogado ao mar.
o capitão e o primeiro oficial abandonaram o navio com muitas pessoas a bordo.
o costa concordia e um dos maiores navios de cruzeiros e o mais seguros do mundo, mais ele tinha um erro, quando ele bateu nas rochas acertou o compartimento que estava a maquiaria que estava ligada a eletricidade. Entam  a água entrou inundou e danificou a maquinaria e a eletricidade deixando o navio apagado e desgovernado 


hoje estou trazendo um documntario do titanic (2005) que esplica claramente como foi os cinco anos de trabalho, esplica o que era o grupo de segurança, como era e funcionava a Harland and Wolff e com foram os testes no mar.
espero que gostem