Thomas Andrews Junior (ou Tommie como era conhecido) nasceu em 07 de fevereiro de 1873 em Comber, uma pequena cidade no condado de Down, na Irlanda do Norte. Sua família havia se destacado em Comber por gerações, estabelecendo várias empresas comerciais na cidade, incluindo uma fábrica de linho.
Os pais de Tommie foram Thomas Andrews e Eliza Pirrie, que era a irmã de Lord Pirrie, o futuro presidente da Harland and Wolff em Belfast. Seu irmão mais velho, John Miller Andrews, tornou-se primeiro-ministro da Irlanda do Norte, enquanto seu irmão mais novo, James, se tornou Lord Chief Justice da Irlanda do Norte.
Como um menino, Tommie era "bonito, destemido e amável" e gostava da vida ao ar livre. Ele amava os animais, especialmente cavalos, e ele era um piloto afiado. Ele também gostava de velejar no próximo Strangford Lough, onde a família tinha uma casa de férias, de modo que seu apelido de infância era "The Admiral '.
Tommie foi educado privadamente por um tutor até a idade de onze anos, depois que ele participou do Royal Belfast Instituição Universitária. Ele não era excelente na escola, preferindo desporto e particularmente cricket.
Depois de deixar a escola aos 16 anos, Tommie começou a trabalhar como aprendiz no estaleiro Harland and Wolff e mudou-se para habitar alojamento em Belfast. Sua aprendizagem deu-lhe um excelente conhecimento de todos os aspectos da construção naval. Ele estudou na aulas noturnas no Belfast College of Technology e encontrou sua vocação, especializando-se como um designer de navio.Na idade de 28, tornou-se chefe do departamento de design. Em 1907, foi nomeado diretor da Harland e Wolff.
Em dezembro de 1908, o trabalho começou no Olympic e Titanic, o primeiro da classe olímpica de camisas concebidas por seu tio, Lord Pirrie. Ao longo dos próximos dois anos, viu seus planos para ambos os navios vêm à vida nas rampas Harland e Wolff.
Tommie havia se casado com Helen Reilly Barbour no início desse ano. Eles fizeram a casa da família em Windsor Avenue, sul de Belfast, e em 27 de novembro, 1910 teve uma filha, Elizabeth Lei Barbour Andrews.
Quando o Titanic partiu para atravessar o Atlântico em 1912, Thomas Andrews estava a bordo. Como designer-chefe do navio foi dito estar familiarizado com todos os detalhes do navio. Ele era um membro chave da Harland e "grupo de garantia 'Wolff, cujo papel era o de observar de perto o navio durante a sua passagem e aconselhar sobre as melhorias que precisam ser feitas. Foi Tommie que inspecionou os danos na sequência de colisão do Titanic com o iceberg e aconselhou o capitão Edward Smith que o navio estava condenado e certamente afundar.
Na certeza de que o destino do Titanic tinha sido selado, as ações de Tommie foram ditas por muitos sobreviventes a ser nada menos do que heróico. Ele passou os últimos momentos de sua vida, incentivando os passageiros para chegar aos botes salva-vidas. O telegrama a seguir, expedidos pela White Star Line a partir de seu escritório em Nova York, descreveu o que Tommie fez:
"Depois do acidente, Andrews danos verificados, aconselhou os passageiros colocar roupas pesadas, prepare deixar embarcação. Muitos céticos sobre danos seriedade, mas impressionado com Andrews" conhecimento, personalidade, segui o seu conselho, salvo suas vidas. Ele ajudou muitas mulheres, crianças para botes salva-vidas. Quando visto pela última vez, os oficiais dizem que estava jogando ao mar cadeiras, outros objetos, para as pessoas na água. Sua preocupação principal a segurança de todos, mas a si mesmo. "
Em sua cidade natal, Comber, a vida de Thomas Andrews Júnior é comemorado pelo Memorial Hall, construído por subscrição pública e inaugurado em 1915. Andrews corpo nunca foi recuperado do Atlântico, mas ele é lembrado no túmulo da família com as palavras: ". Pure, justo, generoso, carinhoso e heróica Ele deu sua vida para que outros possam ser salvos."