quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

náufrago do titanic momento a momento

bordo do Titanic, J. Bruce Ismay, Administrador e Diretor da White Star Line, urgiu fortemente para que o capitão aumentasse a velocidade do navio apesar do fato que era prática padrão manter as máquinas em marcha lenta, afinal das contas o navio era novo. Ismay estava ansioso em quebrar o recorde do Olympic afim de armazenar publicidade adicional. No sábado, 13 de abril, com 24 das 29 caldeiras acesas, Ismay foi escutado em conversação com o capitão onde falou sobre melhorar o desempenho do navio. Ismay declarou enfaticamente, "Você vê eles estão trancando a pressão. Tudo vai bem. As caldeiras estão trabalhando bem. Nós faremos melhor. Corra amanhã".


Domingo, 14 de Abril de 1912

9:00

A primeira mensagem relatando a presença de gelo é recebida pelo Titanic proveniente do S.S. Caronia notificando a presença de campos de gelo em 42o N, de 49o a 51o W, avistados em 12 de Abril.
Alguns passageiros notam blocos de gelo passando pelo navio ao longo da manhã.




10:30

A missa dominical é realizada no salão de jantar da primeira classe.




11:40

O vapor holandês Noordam relata a presença de muito gelo aproximadamente na mesma posição da relatada pelo Caronia.




12:00

Na asa da ponte de navegação é medida a posição do navio com o sextante, e registrada a distância percorrida "546 milhas (878,6 km) desde o meio dia de sábado".




13:42

S.S. Baltic envia a terceira mensagem recebida pelo Titanic avisando sobre icebergs e grande quantidade de gelo em 41o51' N e 49o52'W, 402.3 km à frente do Titanic.
Cap. Smith passa a mensagem para Ismay, o qual a guarda. Posteriormente ele a mostraria para alguns passageiros.




13:45

S.S. Amerika, da Alemanha, e o navio mais próximo de Cape Race, Newfoundland, envia a quarta mensagem recebida. Talvez a mensagem mais importante recebida, ela relatava a presença de dois grandes icebergs em 41o27'W e 50o8'W, observados no mesmo dia. Esta mensagem nunca chegou a ponte de comando, possivelmente Jack Philips, operador do telegrafo
do Titanic, não teve tempo para enviá-la ao capitão pois o aparelho de telegrafo quebrou pouco após o recebimento desta mensagem, tendo Phillips e Bride, seu substituto, passado grande parte do dia consertando o aparelho.




17:50

O Capitão Smith altera o curso do Titanic um pouco para sudoeste, talvez para evitar a presença de gelo.




18:00

O segundo oficial Lightoller substitui o oficial chefe Wilde na ponte.




19:15

O primeiro oficial Murdoch ordena o fechamento da escotilha do castelo de proa para que a luminosidade de dentro não interfira com os vigias no cesto da gávea.




19:30

Chega a quinta mensagem, transmitida do S.S. Californian para o S.S. Antillian reportando a presença de três grande icebergs ao sul de sua posição em 42o3'N e 49o 9'W, aproximadamente 80 km à frente do Titanic.
A temperatura do ar é registrada como 0,5oC, 6 graus a menos que a registrada as 17:30.




20:40

O segundo oficial Lightoller ordena um vistoria no suprimento de água fresca, uma vês que a água do mar está próxima da temperatura de congelamento
(da água doce).




20:55

O capitão se retira após o jantar e vai até a ponte onde comenta como oficial de guarda, segundo oficial Lightoller
, sobre o tempo calmo e a noite clara apesar da falta da lua, assim como a visibilidade de icebergs durante ume noite sem luar.
O Titanic faz 22 nós com 24 de suas 29 caldeiras ativadas.




21:20

O Capitão se retira para seu quarto, dando ordens para ser acordado se algo acontecer.




21:30
Lightoller manda os vigias no cesto da gávea ficarem alertas para icebergs até a manhã.




21:40

A sexta mensagem é recebida pelo Titanic proveniente do S.S. Mesaba relatando grande quantidade de gelo e grandes icebergs de 41oN a 41o25'N e de 49oW a 50o30'W, nas proximidades do Titanic.
Novamente esta mensagem não chegou até a ponte. Supõe-se que Phillips estava muito ocupado trocando mensagens de passageiros com Cape Race para poder deixar a sala de telegrafo e levar a mensagem até a ponte.
No total, seis mensagens alertam o Titanic da presença de um grande campo de gelo diretamente à frente.




22:00

O primeiro oficial William Murdoch
assume a guarda, dispensando Lightoller.
é feita a troca de vigias. Os que entram são informados que devem ficar atentos a icebergs.
A temperatura do ar é agora de 0o C. o céu está sem nuvens e o ar está claro.




22:30

A temperatura do mar é agora de -2oC




22:55

O S.S.Californian, parado em um campo de gelo ao norte do Titanic envia a última mensagem recebida pelo Titanic. Phillips, operador de telegrafo do Titanic corta a mensagem do Californian, avisando que estava em contato com Cape Race.
O operador do Californian continua a ouvir as mensagens do Titanic até as 23:30.




23:30

O único operador de telegrafo do S.S. Californian, terminando seu serviço do dia, desliga seu equipamento e vai para a cama como de costume.
Frederick Fleet
e Reginald Lee, vigias da noite, assumem seus postos para observar o mar à frente e avisar a ponte de qualquer perigo iminente. Sem binóculos, eles se esforçam para poder visualizar qualquer perigo à frente quando eles notam uma indistinta cerração aparecendo diretamente à frente




23:40

Inesperadamente Fleet, observa uma grande forma escura indistinta elevando-se 18 metros acima da superfície e que ele reconhece como sendo a ponta de um iceberg a aproximadamente 460 metros diretamente a frente, e rapidamente toca o sino de aviso três vezes e imediatamente avisa a ponte, "iceberg
diretamente a frente". O sexto oficial Moody na ponta recebe a mensagem e imediatamente a passa para Murdoch o qual ordena tudo a estibordo no timão enquanto pelo telegrafo de bordo ordena a parada seguida de reversão total dos motores.
Irá levar ainda alguns segundos para o imenso navio iniciar sua curva à esquerda. Infelizmente, devido aos poucos testes realizados com o navio, não se sabia quanto tempo, nem qual a distancia necessária para que ele realizasse tal manobra.
Após a proa virar dois pontos (10 graus), o iceberg atinge o navio diretamente a estibordo gerando um tremor sentido por todo o navio. Murdoch imediatamente fecha as portas a prova d'água
a baixo da linha d'água fechando os compartimentos estanques e prendendo para sempre muitos trabalhadores no interior do Titanic.
À 22 nós, a colisão dura apenas 10 segundos, mas o suficiente para a colisão causar sérios danos estruturais ao casco. No total foram apenas 32 segundos entre o avistamento e final da colisão
O impacto é notado por vários passageiros como um tremor seguido por um rangido metálico.




23:41

O Capitão chega a ponte onde recebe o relatório do acontecido.
é ordenada parada total
dos motores.




23:50

10 minutos após a colisão a água já atinge 4 metros acima da quilha e inunda completamente todos os compartimentos danificados à exceção da casa de caldeiras número 5. O iceberg havia danificado o casco cerca de 3 metros acima da quilha e por uma distancia de aproximadamente 92 metros. A água entra rapidamente pelo porão de vante, pelos porões de carga 1, 2 e 3, e pelas salas de caldeiras 5 e 6, a qual apresenta 8 pés de água.
Os motores são colocados em "à frente devagar".




Segunda-feira, 15 de Abril de 1912

00:00

O Capitão chega a ponte onde recebe o relatório do acontecido.
é ordenada parada total dos motores.
A sala dos correios, 24 pés acima da quilha esta sendo alagada.
As caldeiras são fechadas e o excesso de vapor escapa por válvulas de segurança no topo dos chaminés.




00:05

O Capitão chama T. Andrews e ambos descem as conveses inferiores para verificar os danos. Não demora para Andrews perceber que a grande extensão dos danos condenou seu navio à morte e que logo este estaria sob as águas.
Andrews calcula que restam apenas uma a uma hora e meia antes do fim. Este cálculo se baseia no fato de que com 5 compartimentos alagados, logo a água começará a transbordar por cima das anteparas
alagando os compartimentos seguintes.
é ordenado à engenharia "devagar à ré" com os motores.
A quadra de squash, 9,7 metros acima da quilha começa a alagar.
O capitão ordena ao oficial chefe Wilde que os botes-salvavidas sejam descobertos e preparados.




00:15

O Capitão Smith ordena a Phillips que inicie o envio de pedidos de socorro. Este o faz inicialmente com o sinal padrão de socorro da época, CQD, seguido pelo código do Titanic, MGY, e pela localização estimada do navio, 41o46'N e 50o14'W.
Os botes salva-vidas começam a ser preparados, e os passageiros são ordenados a irem para os conveses externos com coletes salva-vidas.
A banda começa a tocar musicas alegres de ragtime na sala de estar da primeira classe do convés A, se dirigindo posteriormente ao convés de barcos, próximo à entrada de bombordo da grande escadaria.




00:18

O vapor alemão Frankfort é o primeiro navio a responder aos pedidos de socorro, seguido pelo canadense Mt Temple, pelo Virginian e pelo russo Burma.




00:20

São dadas ordens para os passageiros começarem à entrar nos botes salva-vidas.
O Titanic começa a apresentar uma inclinação e sua proa inicia seu mergulho na água gelada.




00:25

O S.S. Carpathia, que se dirigia de Nova Iorque a Liverpool, é é finalmente contactado a 94 km de distância. Arthur H. Rostron capitão do Carpathia, imediatamente altera seu curso e ruma a máxima velocidade para o Titanic. Sua velocidade máxima de 17,5 nós permite que ele chegue ao local apenas 4 horas após receber o pedido de socorro.
Os botes salva-vidas começam a ser baixados
sob grande desorganização devido ao alto ruído do vapor das caldeiras sendo liberado. Lightoller, segue fielmente as ordens de embarcar apenas mulheres e crianças, enquanto que Murdoch permite que, após todas a mulheres e crianças sozinhas terem embarcado, casais embarquem seguidos por homens solteiros.





00:34

O Frankfort avisa que está a 241 km de distância. O Olympic, irmão gêmeo do Titanic é contactado a 805 km de distância.




00:45

Bride sugera a Phillips que este mude para o novo sinal de socorro, S.O.S sendo esta a segunda vez que este sinal foi utilizado.
Na ponte, a visão de luzes de outro navio no horizonte faz com que o quarto oficial Joseph G. Boxhall, inicie o lançamento de foguetes de sinalização na esperança que algum o navio próximo os veja. Os foguetes continuam a ser lançados até 1:45 num total de oito. A luz de sinalização do Titanic também é acionada.
O navio visto chega a se aproximar do Titanic o suficiente para que suas luzes de navegação sejam vistas. Em seguida ele muda de curso e se afasta.
O primeiro bote salva-vidas
(no 7, estibordo) é descido com apenas 27 pessoas. A falta de treinamento e conhecimento da tripulação faz com que estes temam que, se os botes forem descidos cheios, eles possam virar.
O bote no 4, bombordo, começa a ser carregado.




00:55

O bote no 6, bombordo é descido com 28 pessoas a bordo, incluindo Molly Brown e o Major Peuchen.
O bote no5, estibordo, é descido com apenas 41 pessoas. O quinto oficial Lowe ordena que J. B. Ismay se afaste pois este esta atrapalhando seu trabalho.




1:00

O bote salva-vidas no 3, estibordo, desce com 32 pessoas, sendo 11 tripulantes. Este foi o 4o bote a ser descido.




1:10

O bote de emergência no 1, estibordo, desce com somente 12 pessoas incluindo Sir Cosmo e Lady Duff Gordon e 7 tripulantes. Este foi o 5o bote a ser descido.
O bote no8 de bombordo é descido com 39 pessoas.




1:15

A inclinação do convés fica maior. São dadas ordens para que os botes salva-vidas sejam descidos mais cheios. Thomas Andrews exerce importante papel ajudando a descer os botes e fazendo com que eles sejam devidamente cheios.
A água já atinge o nome do Titanic pintado na proa. O Titanic começa a de inclinar para bombordo.




1:20

O bote no 10 desce com 47 pessoas. Uma forte inclinação para estibordo é notada.




1:25

O bote no 16 de bombordo é descido com 42 pessoas.
Desce o bote no 14 com 60 pessoas à bordo, incluindo o quinto oficial Lowe, o qual é forçado a disparar três tiros para o ar a fim de evitar que outros passageiros pulem no bote já cheio.




1:30

O pânico começa a se formar entre o passageiros ainda à bordo.
Os pedidos de socorro começam a indicar sinais de desespero como " estamos afundando rápido" e "mulheres e crianças nos botes. Não podemos durar muito mais".
Ben Guggenheim e seu criado colocam suas roupas de noite sob o argumento de que "Nós nos vestimos com nossa melhor roupa e estamos preparados para afundar como cavalheiros".
Descem os botes nos 9 e 12.




1:35

Desce o bote no 11.




1:40

A maioria dos botes à vante já foram descidos, os passageiros buscam os botes à ré.
O bote desmontável C desce com 32 pessoas, incluindo J. Bruce Ismay, sendo este o último bote de estibordo a ser descido.
O bote de estibordo no 13 desce com 54 pessoas, principalmente da segunda e terceira classe. Logo após é descido o no 15 com 57 pessoas. Este bote quase colide com o no 13 que estava diretamente abaixo.
é lançado o ultimo foguete sem que se consigua contato com o navio visto.




1:45

O bote de emergência no 2 desce com 20 pessoas. Este foi o 15 o bote a ser descido.
As ultimas palavras ouvidas do Titanic pelo Carpathia "sala de maquinas e caldeiras alagadas".




1:50

O bote salva-vidas no 4 desce com 34 pessoas. Este foi o 16o bote a ser descido. J.J. Astor é proibido de entrar junto com sua esposa.




2:00

A água já está a 3 metros abaixo do convés A.
O chefe da banda, Wallace Henry Hartley, começa a tocar " Mais perto de Ti Senhor"
, o qual ele dizia que seria o hino de seu funeral.
Para manter o controle durante o lançamento do desmontável D, Lightoller agita sua pistola no ar (possivelmente atira) e os membros da tripulação formam um circulo ao seu redor para garantir que somente mulheres e crianças entrem neste bote.




2:05

Desce o desmontável D com 44 pessoas, o último bote salva-vidas a ser descido. A inclinação do navio fica maior e a água já atinge o convés A.
Aproximadamente 1.500 pessoas ainda estão a bordo.
O castelo de proa esta totalmente submerso e a inclinação dos conveses fica maior.
O Capitão Smith libera Phillips e Bride de suas funções dizendo que "Homens, vocês fizeram tudo que podiam. Vocês não podem fazer mais nada. Abandonem sua cabine. Agora é cada homem por si mesmo.". Phillips continua a enviar pedidos de socorro por mais alguns minutos.
Ao caminhar para a ponte, ele repete para vários tripulante que "é cada homem por si mesmo". Possivelmente seus últimos pensamentos forma sobre sua Eleanor e sua filha Helen.
A banda toca "Outono".




2:10

Phillips envia o último pedido de socorro.
Thomas Andrews é visto sozinho na sala de fumantes da primeira classe olhando o vazio.




2:15

A ponte mergulha na água que começa a tomar o convés de botes. O movimento para frente do Titanic gera ondas que varrem o convés. Uma delas joga Murdoch dentro da água onde ele vem a morrer afogado ou esmagado pelo chaminé 1 que cai logo em seguida.




2:17

A popa está completamente fora d'água, e a forte inclinação faz com que o primeiro chaminé caia para frente, matando muitas pessoas que se encontravam na água. O bote desmontável B é carregado para fora pela água.
A proa mergulha em direção ao fundo enquanto centenas de passageiros da 2a e 3a classe ouvem o padre Thomas Byles reunidos no final do convés de botes.
Muitos passageiros e tripulantes pulam para fora do Titanic.
O desmontável A flutua livre para fora com o fundo virado para cima e perigosamente sobrelotado. Lowe no bote 14 os resgata antes do amanhecer, embora possivelmente metade das pessoas a bordo tenha morrido durante a noite e caído na água.
A banda para de tocar




2: 18

As luzes piscam e se apagam definitivamente.
Um grande barulho é ouvido enquanto os objetos soltos do interior do navio caem em direção à proa.
A grande tensão no casco quebra
o Titanic em dois. A popa retorna a sua posição horizontal e , puxada pela proa, sobe rapidamente no ar até ficar completamente perpendicular.




2:20

A inclinação da popa diminui conforme o Titanic desaparece sob as águas do Atlântico Norte. Muitas pessoas ainda se mantém vivas boiando na superfície, seus gritos de angustia diminuindo lentamente até se transformarem em um longo e contínuo canto de lamentação.
Misericordiosamente em pouco menos de 10 minutos a morte por congelamento os atinge, poupando-os do afogamento.
Após unir os botes 4,10, 11 e o desmontável C e passar os sobreviventes do bote 14 para estes outros, o quinto oficial Harold Lowe retorna
para procurar por sobreviventes. Mas chega tarde e somente 6 pessoas são encontradas ainda vivas, Jack Stewart, camareiro, William F. Hoyt, da primeira classe e um homem japonês da terceira classe. William F. Hoyt viria a falecer em seguida.
Mais tarde o bote no 12 é sobrecarregado com 70 pessoas provenientes de outros botes.




3:30

Os foguetes de sinalização do Carpathia são vistos pelos botes salva-vidas.




4:10

O primeiro salva-vidas, o no 2, chega ao Carpathia.
Gelo e destroços se misturam na água no local do naufrágio.




5:30

Após ser avisado pelo Frankfurt do desastre, o Californian se dirige para o local onde chegará três horas após.




5:30 a 6:30

Os sobreviventes do desmontável A são resgatados pelo bote 14, e os do desmontável B pelos botes 4 e 12.




8:30

O último bote salva-vidas (no 12) é pego. Lightoller é o último sobrevivente a entrar no Carpathia.
O Californian chega próximo ao Carpathia, e se dirige para o local do naufrágio para procurar por mais sobreviventes, mas não há mais ninguém a ser salvo.




8:50

O Carpathia parte para Nova Iorque com 705 sobreviventes. é estimado que 1523 pessoas perderam a vida na tragédia.
Pelo telegrafo do Carpathia, J. B. Ismay envia a seguinte mensagem para os escritórios da White Star em Nova Iorque:
"Com profundo pesar aviso-os que o Titanic afundou esta manhã após colidir com iceberg, resultando em séria perda de vidas. Mais detalhes depois."






Jornais da época:



17 de Abril

A White Star contrata o Mackay-Bennet em Halifax para procurar por corpos na área do desastre.




18 de Abril, 21:00

O Carpathia e os sobreviventes do Titanic chega à Nova Iorque.
Conforme ele passa pela Estátua da Liberdade, 10.000 pessoas então presentes para esperar.
Ele passa pelo pier 45 da Cunard e segue rio acima para o pier da White Star, onde os botes do Titanic estão pendurados em seu lado são descidos. Em seguida ele ruma para o pier da Cunard para que os sobreviventes desçam.
Dezenas de repórteres estão no aguardo de notícias.




19 de Abril

é iniciado o inquérito pelo Senado dos Estados Unidos sobre o desastre. O Senador William A. Smith é o presidente.
São ouvidas 82 testemunhas.




22 de Abril

O Minia se junta ao Mackay-Bennet na busca de corpos.




24 de Abril

Quando o Olympic está para sair de Southampton, seus foguistas entram em greve exigindo botes salva-vidas suficientes. 285 membros da tripulação abandonam o navio e a viagem é cancelada.




2 de Maio

é iniciado o inquérito da Câmara do Comércio da Inglaterra. 96 testemunhas são chamadas.




6 de Maio

A White Star envia o Montmagny, de Sorel, Quebec, para ajudar a procurar por corpos




15 de Maio

O Algerine é enviado para procurar mais corpos.




25 de Maio

é encerrado o inquérito do senado americano.




12 de Junho

São encerradas as buscas por corpos. As últimas vítimas são enterradas em Halifax.




3 de Julho

é encerrado o inquérito da Câmara do Comércio da Inglaterra.
No total foram feitas 25.622 perguntas para as 96 testemunhas. Destas apenas três eram passageiros to Titanic, Sir Cosmo Duff Gordon e esposa e J. B. Ismay.
Foram também chamado o inventor do telégrafo sem fio, Sr. Marconi, e o explorador Sir Ernest Shackleton para dar testemunho sobre o gelo e "icebergs".
O capitão Lord do Californian é chamado para responder 1.600 perguntas.
Membros da tripulação, os proprietários do navio e membros da Câmara do Comércio da Inglaterra também são chamados.
O veredicto final recomenda que existam mais compartimentos à prova d'água em navios transatlânticos, botes salva-vidas para todos a bordo e melhores vigias.

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