segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

RMS Aquitania o "Navio lindo"

RMS Aquitania


Estatística
Estas estatísticas são derivados de NRP Bonsor, Atlântico Norte Seaway, 5 vols, David & Charles, 1975-1980. Cunard é coberto em volume 1.
  • Arqueação bruta - 45.647 toneladas
  • Dimensões - 264,76 x 29.56m (868,7 x 97 pés)
  • Número de funis - 4
  • Número de mastros - 2
  • Construção - Aço
  • Propulsão - Quádruplo-parafuso
  • Motores - turbinas a vapor
  • Velocidade de serviço - 23 nós
  • Construtor - John Brown & Co Ltd, Glasgow
  • Data de lançamento - 21 de abril de 1913
  • Acomodação de passageiros - 597 de 1 ª classe, 614 de 2 ª classe, 3 ª classe 2052
Detalhes da carreira O Aquitania foi o maior transatlântico da Cunard servindo construído no século 20 e sobreviveu serviço em ambas as Guerras Mundiais. Originalmente, o navio foi planejado para operar no serviço Atlântico Norte ao lado do Lusitânia e Mauritânia. O contrato para a construção do navio foi para John Brown & Co e grande publicidade foi dada ao fato de que ele seria o maior transatlântico do mundo. O Aquitania foi lançado em 21 de Abril pela Condessa de Derby na frente de uma multidão de mais de 100 mil pessoas. Cunard a certeza de que foi fornecido alojamento bote salva-vidas para todos a bordo, à luz do desastre do Titanic. Foi anunciado em fevereiro de 1914, que o capitão William Turner seria o primeiro mestre do navio.
O alojamento Aquitânia de passageiros foi superior a qualquer coisa vista no Atlântico Norte antes. A sala de primeira classe foi decorado no estilo Adam, copiado de certas características em Landsdowne House, em Londres. As paredes foram decoradas com gravuras de portos ingleses e retratos da realeza e pessoas de destaque do dia. A sala de fumo foi modelado em Greenwich Hospital com painéis de carvalho e vigas, o restaurante foi decorado em estilo Luís XIV e da sala de grelhados foi decorado em estilo jacobino. Com salas públicas desta norma e cabines de passageiros superior aos anteriores em Cunarders não foi nenhuma surpresa que a Aquitânia se tornou um dos mais conhecidos navios da Cunard.
O Aquitania deixou o Liverpool em sua viagem inaugural em 30 de maio de 1914, com destino a Nova York. A trágica perda da Imperatriz da Irlanda, e 1.000 de pessoas a bordo, um dia antes ofuscada este evento. O navio fez duas viagens mais para Nova York antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial. Em seguida, foi requisitado pelo Governo para servir como um cruzador mercante armado e foi convertido para este papel, em Liverpool. Em seguida, foi encomendado para a Marinha Real em 7 de agosto e sua primeira tarefa era patrulhar as abordagens ocidentais, retornando para o Mersey em 16 de agosto.
Em sua próxima viagem neste papel que colidiu com o navio Leyland canadense em 22 de agosto, durante névoa espessa, e teve que voltar para o Liverpool. A investigação subsequente concluiu que a Aquitania era demasiado grande para ser usada como um cruzador mercante armado. Trabalhos de reparo no navio foi terminado no final de 1914. Em 18 de junho de 1915, foi novamente requisitado pelo Governo, desta vez para servir de tropas e ajudar na campanha Gallpoli. Em 25 de junho, deixou o Liverpool com um complemento total de mais de 5.000 soldados a bordo. Depois de três viagens como um transporte de tropas foi então convertido em um navio-hospital e serviu este papel durante dezembro de 1915 e janeiro de 1916.
Em 10 de abril de 1916, foi de-encomendado a serviço do Governo e foi recondicionado por Harland & Wolff, a fim de retornar ao serviço Cunard. Quando isso foi quase completa o Governo foi forçado a requisição da Aquitânia, mais uma vez para servir como navio-hospital, em novembro de 1916. O navio serviu no Mediterrâneo para o resto do ano, e em seguida foi ancorada no Solent para o conjunto de 1917. A entrada dos EUA na guerra em dezembro de 1917 trouxe o navio de volta em serviço para o transporte da Força Expedicionária Americana. Após a guerra, foi também utilizada no repatriamento das tropas canadenses.
De novembro de 1919 até junho 1920 o navio sofreu obras de reabilitação extensiva em Armstrong Whitworth & Co no Tyne. Ainda que esta estava a ser feito foi aproveita a oportunidade para converter o navio de queima de óleo, em vez de carvão. Após testes norte da Escócia, que fez a sua próxima viagem de Liverpool a Nova York em 17 de julho. Depois de voltar do presente que o navio estava a operar na rota Southampton-Cherbourg Iorque-Nova, junto com a Mauritânia e Berengaria. Durante ReFITS anuais de inverno em 1926 1927 e 1928 a acomodação de passageiros foi amplamente modernizados. Em 1930 foi usado até mesmo como uma galeria de arte para uma viagem.
Em 1932, a Aquitânia foi usado como um navio de cruzeiro pela primeira vez. Ele saiu de Nova York em 03 de fevereiro e cruzou em torno do Mediterrâneo. Cruzeiros adicionais sobre esta rota e rota Nova York-Bermuda foram realizadas no final do ano. Em Novembro, o navio sofreu reconstrução interna considerável. Acomodações de primeira classe foi reduzido para 650, classe turística foi ampliada, mas a acomodação de passageiros reduzida para 600 e terceira classe foi alterada para atender a 950 passageiros. Todos os quartos foram renovados públicas e um teatro foi adicionado. Para o restante do período até a Segunda Guerra Mundial, continuou uma mistura de travessias do Atlântico e cruzeiros.
O Aquitania foi então requisitado como transporte de tropas em 21 de novembro de 1939. Na primeira, foi utilizado para o transporte de tropas canadenses. Durante 1940, passou por uma remodelação na América e foi defensivamente armado com seis canhões polegadas. A partir de Março, foi baseado em Sydney Austrália transporte e tropas da Nova Zelândia, também fazendo duas passagens entre Pearl Harbour e San Fransisco. Para o restante da guerra, foi empregada no Atlântico, e após a guerra tinha terminado o repatriamento das tropas canadenses e americanos. Mais tarde foi também usado para levar as esposas e filhos dos militares canadenses sobre o Canadá.
Em 01 de abril de 1948 foi lançado pelo Ministério dos Transportes e voltou a Cunard. Em seguida, foi fretado pelo governo canadense para transportar emigrantes canadenses entre Southampton e Halifax. Este contrato foi renovado em 1949. 01 de dezembro de 1949 por esse papel foi cumprido e, mais tarde, que a Cunard mês anunciou que a Aquitânia seria retirado de serviço. Em 09 janeiro de 1950 Srs. Hampton & Sons Ltd foram empregados para leiloar os móveis embarcações e equipamentos. Mais tarde, naquele mês, o navio foi vendido para o ferro British & Steel Corporation Ltd em R $ 125.000. O navio partiu de Southampton, em seguida, para Faslane, na Escócia, onde tit foidesmantelado.
                                               esse video mostra como era o Aquitania
                                                                e como foi feito
  

2 comentários:

  1. É preciso lembrar que o Aquitânia, o Lusitânia e o Mauritânia foram construídos pela firma "Estaleiros John Brown" que fica na fronteira da Inglaterra com a Escócia no Rio Clyde. Já o Olympic, Titânic e Gigantic (depois renomeado para Majestic, depois Berengária e por fim Britânic navio hospital na 1ª guerra mundial quando então afundou devido a uma explosão misteriosa na casa de máquinas que todo mundo a princípio achou ser um torpedo, mas após exaustiva análise do destroços do návio no local de naufrágio pela equipe do Jacques Costeau ficou provado que explosão foi de dentro para fora) fora construídos no Estaleiro Harland And Wolff em Belfast Irlanda do Norte.

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  2. Meus ancestrais vieram da Espanha nesse navio. Foi em 1924 quando o Aquitania saiu de Marselha, fez escala em Gibraltar e aportou em Santos em 20/11/1924. Queria muito saber mais detalhes dessa viagem. Alguém sabe como obter essas informações ?

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