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O majestoso RMS Titanic foi o navio mais luxuoso de seu
tempo. As suítes da primeira classe do Deck B, decoradas com mobiliário
antigo, era as mais belas de todas. Também havia poltronas de veludo e
restaurantes elegantes, para todos os gostos. A sala de ginástica tinha
equipamentos ultra-modernos, como um cavalo elétrico que fazia sucesso
entre entre os passageiros.
Uma tripulação de 897 pessoas trabalhava no Titanic. Havia cerca de
500 garçons, cozinheiros e artistas para entreter os clientes; a sala
das máquinas contava com 320 pessoas, e o deck tinha 65 atendentes. O
tamanho da tripulação aumentava a sensação de segurança dos passageiros.
A decoração do interior do navio ultrapassava as exigências mais
elevadas. Havia salas de estar luxuosamente desenhadas e elegantes
cabines privativas, muitas decoradas com móveis antigos. Entre as mais
bonitas estavam duas suítes de primeira classe revestidas em madeira no
deck B, que tinham até seu próprio tombadilho. Uma das suítes de 15
metros era mobiliada ao estilo holandês. Sem dúvida, a Grande Escadaria -
e havia um modelo quase idêntico no navio “irmão” do Titanic, o
Olympic, era particularmente impressionante. Havia elevadores entre os
andares na primeira e na segunda classe, e um ginásio com modernos
equipamentos de ginástica, como bicicletas ergométricas, máquinas de
remo, um “cavalo elétrico” e até um “camelo elétrico”.
Havia banhos turcos, uma piscina e até uma quadra de squash bem acima
da quilha. Além das luxuosas salas de jantar, havia um restaurante à la
carte. O Café Parisien funcionava como ponto de encontro para os
passageiros mais jovens. A decoração dos bistrôs era mais casual, com
móveis em vime. Havia hera de verdade crescendo pelas paredes da varanda
do café.
A segunda classe era menos espaçosa. Mas assim como as salas de
jantar, havia uma sala de estar, uma sala para fumantes e uma
biblioteca. Na metade traseira ficava o deck ao ar livre. Já a área
reservada aos passageiros da terceira classe tinha apenas uma sala de
estar e uma sala para fumantes. A sala de jantar estava localizada no
ponto mais baixo do navio, e as áreas ao ar livre eram confinadas a
pequenos espaços na proa e na popa do navio.
Ainda assim, segundo testemunhas, as cabines da terceira classe eram
mais luxuosas do que as de primeira classe dos outros transatlânticos.
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